5 filmes adolescentes dos anos 80/90
- Amanda
- Mar 10, 2017
- 2 min read
Eu confeço que tenho uma certa afeição por filmes adolescentes antigos. Porque eles são muito diferentes dos atuais. Dá pra pegar muito da sociedade naquela época, que é algo que, como escritora (ou aspirante) eu gosto muito de entender. E, também, porque nessa época as pessoas costumavam conversar (não por uma tela de celular e nem por áudio).
* 10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ
Esse filme nunca vai deixar de ser meu romance adolescente favorito. Patrick Verona nunca vai deixar de seu meu crush-mor. Mas tirando isso, eu acho esse filme divertido, leve, muio fofo sem ser nenhum pouco meloso. A Bianca é bem boba, mas a Katharina tem uma personalidade forte, tem opnião, e não tem medo nenhum de ser ela mesma. Viva as personagens fortes do cinema adolescente.
* O CLUBE DOS CINCO
É antigo, mas os temas são absurdamente atuais. Um bando de gente esquisita, cheia de costumes particulares e que não se encaixam onde estão são obrigadas a passar um tempo juntas. Não é essa a definição da vida, afinal? A forma como o filme capta cenas banais e faz elas serem essenciais para a caracterização de cada personagem, as conversas, as dúvidas, as personalidades opostas por fora e que se mostram as mesmas lá no fundo. Esse filme é incrível.
* FOOTLOOSE (O original tá gente, pelo amode Deus)
Quem é que não gosta de adolescentes rebeldes, não é mesmo? E quando isso envolve rebeldia a partir da dança, não tem como ficar melhor. Eu adoro esse filme porque ele me faz pensar em todos os tabus da nossa sociedade, por que eles viraram tabus e o que fazer para acabar com isso.
*CURTINDO A VIDA ADOIDADO
Preciso de verdade falar sobre ese filme ? Tenho certeza que você assistiu na sessão da tarde, mas saiba que ele marcou uma época, mais precisamente 1986, e até hoje é aclamada pela crítica e pelos telespectadores por ter conseguido transmitir para as telas quem era o real adolescente do anos 80.
*DIRTY DANCING
Eu já devo ter assistido esse filme umas vinte vezes. Porque eu acho que a forma como ele fala de sexualidade através da música e da dança é incrível. E se você pensar que ele foi lançado em 1987 quando não era assim tão comum filmes adolescentes falarem abertamente de sexo e aborto, torna o filme ainda mais foda. E além de tudo ainda tem Patrick Swayze rebolando como nunca (SOCORRO).
Claro que existem muitos outros filmes daquela época, mas esses são meus favoritos, porque sendo sincera a maioria deles é foda de digerir, porque são ou homofóbicos, ou racistas ou machistas. Esses se destaca justamente porque deram um passo a frente nesse quesito.